segunda-feira, 23 de maio de 2011

EXTERNAS vs EXPOSIÇÃO INTERNA

Externas

Exposição externa é a exposição que ocorre quando a fonte radioativa (ou outra fonte de radiação) está fora (e permanece fora), o organismo que está exposto.

Abaixo estão uma série de três exemplos de exposição externa.

  • Uma pessoa que coloca uma fonte radioativa selada em seu bolso
  • Um viajante do espaço que é irradiada por raios cósmicos
  • Uma pessoa que é tratada para o cancro ou teleterapia ou braquiterapia. Enquanto em braquiterapia a fonte fica dentro da pessoa é ainda exposição externa, porque a parte ativa da fonte nunca entra em contato direto com os tecidos biológicos da pessoa.

Um dos pontos chave é que a exposição externa muitas vezes é''''relativamente fácil de estimar, e os objetos irradiados não se tornam radioativos (''com exceção de um caso onde a radiação é um feixe de nêutrons intensa que provoca a ativação do "objeto »).

É possível que um objeto a ser contaminado na superfície externa, assumindo que nenhuma radioactividade entra o objeto ainda é um caso de exposição externa e é normalmente o caso que a descontaminação é relativamente fácil.

Interno

exposição interna ocorre quando o material radioativo entra no organismo, e os átomos radioativos se incorporar ao organismo. Abaixo estão uma série de exemplos de exposição interna.

  • A exposição causada por apresentar 40 K dentro de uma''pessoa''normal.
  • A exposição à ingestão de uma substância radioativa solúveis, como o 89 Sr em 'leite de vaca.
  • Uma pessoa que está sendo tratado de câncer por meio de uma fonte aberta''''método de radioterapia, onde um radioisótopo é usado como uma droga. Uma revisão do tema foi publicado em 1999. Como o material radioativo se intimamente misturado com o objeto afetado é muitas vezes difícil para descontaminar o objeto ou pessoa no caso de exposição interna está ocorrendo. Enquanto alguns materiais insolúveis, tais como produtos de fissão em uma matriz de dióxido de urânio pode nunca ser capaz de realmente tornar-se parte de um organismo, é normal considerar tais partículas nos pulmões, como uma forma de contaminação interna que resulta em exposição interna. O raciocínio é que as partículas tenham entrado''através de''um orifício e não pode ser removido com facilidade a partir de''o que o leigo (não biólogo)''considerariam como no animal. É importante notar que em um sentido estritamente topológico, o conteúdo do aparelho digestivo e do ar dentro dos pulmões estão fora do corpo de um mamífero (que, por exemplo, a cavidade abdominal é topologicamente no interior do corpo dos mamíferos).
  • Boro terapia por captura de nêutrons (BNCT) envolve a injeção de um químico boro-10 com a tag que preferencialmente se liga a células tumorais. Nêutrons de um reator nuclear são moldadas por um moderador de nêutrons para o espectro de energia de nêutrons apropriado para o tratamento BNCT. O tumor é seletivamente bombardeados com esses nêutrons. Os nêutrons rapidamente desacelerar no corpo para ficar de baixa energia''''nêutrons térmicos. Estes nêutrons térmicos''''são capturados pela injeção de boro-10, formando animado (boro-11) que se decompõe em lítio-7 e um de hélio-4 partículas alfa ambos os produtos espaçados conceito radiation.This ionizante é descrito como um sistema binário usando dois componentes separados para o tratamento de câncer. Cada componente em si é relativamente inofensiva para as células, mas quando combinados de tratamento que produzem um efeito altamente citocida (citotóxicos), que é letal (dentro de uma gama limitada de 5-9 micrômetros de diâmetro, ou cerca de uma célula). Este sistema foi em ensaios clínicos na Noruega.

0 comentários:

Postar um comentário