sexta-feira, 3 de junho de 2011

PRECAUÇÔES PARA COM A RADIAÇÂO

um assunto batido mas que muitos não sabem...

Em primeiro lugar o mais importante é sair de perto da fonte de exposição, para evitar que a radiação adentre seu corpo.

ir para o mais longe possível, em caso de explosão abandonar a região e ir para quilômetros de distancia, afinal a radiação leva muito tempo para sair do solo e do resto que ela tocou(exemplo é o caso de chernobyl que a mais de 25 anos do acontecimento ainda está com alto nível de radiação).

E em terceiro mas não menos importante, usar roupas que dificultem o contato da radiação com a pele, e ainda é expressamente proibido fumar, beber ou comer em lugares contaminados.

A secretaria da saude aconselha a usar luvas de vinil, máscaras para filtrar o ar e lavar com freqüência as mãos evitando levar as mãos à boca.

EFEITOS DA RADIAÇÂO EM ANIMAIS

Todos sabemos que nós somos afetados pela radiação e que os alimentos também, mas e os animais?

É isso que pesquisadores japoneses estão tentando descobrir, animais que vivem na região do terremoto no Japão estão passando por exames de radioatividade. O animais domesticos que vivem na região e proximidades da usina nuclear de Fukushima Daiichi passam por exames de radioatividade juntamente com seus donos.

Outra coisa que sabemos é que se expostos a radiação podemos sofrer mudanças genéticas mas no que os animais são afetados?

O meio ambiente também sofre com as consequências potenciais das radiações desencadeadas pela fusão do núcleo radioativo, que pode afetar uma área de dezenas de quilômetros ao redor. A contaminação nuclear se deposita no solo e no mar e se incorpora à cadeia alimentícia dos seres vivos mediante um processo de bioacumulação que atinge plantas, animais e o homem.

ou seja a radiação infecta a grama, a vaca come, nós comemos a carne da vaca e zaz estamos contaminados.


TRABALHADORES HOSPITALIZADOS POR RADIAÇÃO

Os heróis japoneses do século XXI, os operários da usina nuclear de Fukushima, começam a sentir os efeitos da radiação a que foram expostos durante as operações para tentar atenuar o acidente nuclear na fábrica. Dois trabalhadores foram hospitalizados nesta quinta-feira (24) por terem sido expostos à radiação excessiva enquanto atuavam para levar cabos elétricos ao reator número 3, informou a emissora de televisão NHK. Os dois funcionários, junto com um terceiro que não precisou ser levado ao hospital, receberam radiação entre 170 e 180 milisievert, segundo a NHK. Os feridos eram terceirizados da Tokyo Electric Power Company (Tepco). Eles foram levados à unidade médica da cidade de Fukushima, e serão transferidos para um instituto especial de radioatividade na cidade de Chiba, no leste do Japão. Informações da Folha de S. Paulo.

O SEGUNDO MAIOR ACIDENTE RADIOATIVO DA HISTÓRIA

Um ano após o acidente radioativo de Chernobyl, o mundo se deparou com uma nova tragédia radioativa, a do Césio 137. No dia 13 de setembro de 1987, dois catadores de lixo encontraram um aparelho abandonado no terreno da antiga Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o desmontaram para vender suas partes aproveitáveis. Venderam o aparelho para o dono de um ferro-velho, este acabou encontrando a cápsula que continha o Césio 137.
Ficou impressionado com o pó que havia dentro daquela cápsula, pois este emitia uma luz azul intensa quando colocada no escuro. Acreditava que se tratava de algo sobrenatural, e a partir daí passou a expor o pó para outras pessoas, aquele pozinho de aparência inofensiva foi passado de mão em mão, contaminando as pessoas, o solo e o ar de boa parte da cidade de Goiânia, Goiás.
As pessoas que tiveram contato com o Césio 137 começaram a manifestar diversos sintomas. Apenas no dia 29 de setembro de 1987, é que foi diagnosticado que os sintomas eram de uma Síndrome Aguda de Radiação, e isso só foi possível porque a esposa do dono do ferro-velho levou parte da máquina de radioterapia até a sede da Vigilância Sanitária.
Muitas pessoas morreram em conseqüência da contaminação, outras ficaram com lesões permanentes, tempos depois os descendentes dessas pessoas sofreram algum tipo de problema proveniente do Césio 137. Após a descontaminação, muitas pessoas sofreram com a discriminação da sociedade.O acidente com o Césio 137 foi o maior da história, por ter ocorrido fora de uma usina nuclear e, o segundo maior acidente radioativo de modo geral.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O QUE É RADIAÇÃO? FALA BRASIL (REPORTAGEM)

Este video é uma reportagem feita sobre o césio 137 que se espalhou após uma capsulá encontrada em um ferro velho em Goiânia que, causo mortes e contaminação em pessoas desta cidade.

A RADIOTERAPIA

A radioterapia teve origem na aplicação do elemento rádio pelo casal Curie, para destruir células cancerosas, e foi inicialmente conhecida como "Curieterapia". Posteriormente, outros radioisótopos passaram a ser usados, apresentando um maior rendimento.
O iodo-131 também pode ser usado em terapia para eliminar lesões, identificadas nos radiodiagnósticos da tireóide, aplicando-se, no caso, uma dose maior do que a usada nos diagnósticos.
O iodo radioativo apresenta as características ideais para aplicação em Medicina, tanto em diagnóstico como em terapia:
· tem meia-vida curta;
· é absorvido preferencialmente por um órgão (a tireóide);
· é eliminado rapidamente do organismo;
· a energia da radiação gama é baixa.

Fontes radiativas (= fontes de radiação) de césio-137 e cobalto-60 são usadas para des-truir células de tumores, uma vez que estas são mais sensíveis à radiação do que os tecidos normais (sãos).

terça-feira, 31 de maio de 2011

RADIAÇÃO DOS APARELHOS CELULARES: OMS ALERTA !

No dia 18 de maio de 2011 foi postado no blog um alerta sobre a radiação dos aparelhos celulares , hoje dia 31 de maio de 2011 a OMS (organização mundial da saúde) revisou pesquisas sobre a relação do aparelho celular e o câncer e dispertou uma desconfiança mundial sobre os perigos dos celulares, o fato foi publicado por diversas emissoras como a globo news, veja a matéria a seguir:




"Terça-feira, 31/05/2011

Cientistas apontam possibilidade aumento do risco de desenvolver um tumor no cérebro. Organizações já criticaram o estudo, já que as evidências seriam pequenas. Bactéria encontrada em pepino assusta a Europa."


MATÉRIA:RADIAÇÃO DOS APARELHOS CELULARES 18/5
http://manolosradioativos203.blogspot.com/2011/05/veja-o-video-este-video-e-apenas-uma.html

FONTE: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1523706-7823-OMS+REVISA+PESQUISAS+SOBRE+RELACAO+ENTRE+CELULARES+E+CANCER,00.html
http://www.youtube.com/watch?v=6LZl8k4DaLA

segunda-feira, 30 de maio de 2011

COMÉRCIO DE RADIAÇÃO?

Baseado em um estudo feito no Japão após três semanas to acidente na usina, o governo declarou que produtos como alimentaos, podem estar contaminados com radiação.
Alguns produtos não passaram por medidas de segurança poque o estudo ainda não havia siido feito e como o Japão é um dos maiores comerciantes do mund atual podemos dizer que a radiação pode estar em todo o globo agora.

Então o conselho é, qualquer alimento que pareça bom mas tem um aspecto diferente do normal ou se você tiver qualquer suspeita é bom lavar com muito cuidado isso serve para qualquer coisa  como brinquedos mas não há motivo para entrar em pânico poque a radiação que pode haver nesses produtos não é elevada ao ponto de fazer muito dano, mas pode causar uma virose ou alguma doença que altere seus anti-corpos de qualquer forma é bom ter cuidado.

Esse tópico é aberto para Debates e para mais informações ele foi divulgado pela Zero Hora.

domingo, 29 de maio de 2011

ACIDENTE RADIOLÓGICO DE GOIÂNA

O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia, no estado de Goiás. Foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.

O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.