sábado, 14 de maio de 2011

OS ELEMENTOS ARTIFICIAIS

Um sonho dos velhos alquimistas era transformar chumbo em ouro. A aceitação da teoria de Dalton em 1808 fez com que os cientistas passassem a acreditar que os elementos químicos eram imutáveis.

No começo do séc. XX os cientistas achavam que os fenômenos radioativos (nucleares) naturais transmutavam alguns elementos químicos em outros.

Em 1919 Rutherford o descobridor do núcleo atômico em 1908 conseguiu fezer com que partículas alfa colidissem contra núcleos de nitrogênio e pela primeira vez havia-se conseguido transformar artificialmente um elemento químico N em outro O. A partir de então muitas transmutações foram feitas com um grande sucesso.

Este caso explica um pouco sobre a tentativa dos cientistas para tentarem criar um fenômeno artificial usando os fenômenos radioativos nucleares para transformar um elemento químico em outro.

OS RISCOS DOS REATORES NUCLEARES:

Os reatores nucleares são projetados para terem segurança, quanto a temperatura e a formação de bolhas de vapor no seu núcleo, se a temperatura sobe, o reator perde taxa de reatividade ( taxa de fissões diminui ), assim se torna praticamente autocontrolável. As barras de controle quando totalmente acionadas são suficientes para impedir a reação em cadeia. O acidente nuclear se dá devido a falta de refrigeração no núcleo, liberando os produtos de fissão na forma gasosa ou no exterior do combustível no caso dos reatores PWR( do tipo dos de Angra) dificilmente atingirão de forma grosseira o meio exterior, devido a integridade dos seus vasos de pressão, das blindagens biológicas e da grossa contenção de concreto e de aço.

RADIOATIVIDADE ARTIFICIAL

Produz-se a radioatividade induzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, no caso de ser instável, se desintegra posteriormente. Foi descoberta pelo casal “Joliot-Curie” (Frédéric Joliot e Irène Joliot-Curie), bombardeando núcleos de boro e alumínio com partículas alfa. Observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor das partículas alfa. O estudo da radioatividade permitiu um maior conhecimento da estrutura dos núcleos atômicos e das partículas subatômicas. Abriu-se a possibilidade da transmutação dos elementos, ou seja, a transformação de elementos em elementos diferentes. Inclusive o sonho dos alquimistas de transformar outros elementos em ouro se tornou realidade, mesmo que o processo economicamente não seja rentável.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

CONCEITOS LIGADOS A RADIOATIVIDADE

- Velocidade média de desintegração: é a relação ente o número de átomos desintegrados pela unidade do tempo.

- Constante radioativa: é uma característica de cada isótopo. A constante de decaimento define a fração de átomos que decaem por unidade de tempo.

- Vida-média: é a média dos tempos que os isótopos levam para decair. A vida-média é o inverso da constante de desintegração.

- Meia-vida ou período de semidesintegração: é tempo necessário para que metade dos átomos se desintegre. Após cada período de meia-vida, o número de isótopos presente fica reduzido á metade.

- Transmutação radioativa: ocorre quando o núcleo de um átomo é atingido por uma partícula radioativa e esta partícula é absorvida pelo núcleo. O número atômico muda e o núcleo passa a ser de outro elemento químico.

- Fissão e fusão nuclear: a fissão é a divisão de um núcleo em dois ou mais núcleos mais leves. A fissão do urânio é usada nos reatores nucleares para gerar energia elétrica.
O urânio se divide em núcleos menores e libera também dois ou mais nêutrons.
A vantagem da geração de energia pela fusão nuclear, ao invés da fissão nuclear, é que a fusão não deixa resíduos radioativos. Não existiria então o lixo atômico, o grande problema da geração de energia por reações nucleares.

JAPÃO: ÁGUA RADIOATIVA VAZOU PARA O MAR

Especialistas da Tepco, operadora da usina nuclear de Fukushima (Japão), confirmaram que vazou ao mar água com elevado nível de radioatividade procedente do reator 2 da central. O líquido vaza por meio de uma rachadura de cerca de 20 cm no muro de uma fossa próxima ao reator na qual há água contaminada com profundidade entre 10 e 20 cm. Após detectar a rachadura e a fim de conter o vazamento, os operários que trabalham em Fukushima se preparam para verter cimento no local. As fontes da Tepco indicaram que o nível de radioatividade alcançou mais de 1 mil milisievert por hora no local. A operadora investiga se há outros vazamentos de água radioativa ao Oceano Pacífico, depois que nos últimos dias foram detectados níveis de radioatividade muito superiores aos limites legais nas águas litorâneas próximas à usina nuclear de Fukushima.

MATÉRIA EXIBIDA EM 02 DE ABRIL DE 2011

Com uma boa equipe de operários foi possível manter essa vazadura, mais não quer dizer que as águas de litorânea estão livres de novas, mesmo este fato ter ocorrido lá no Japão, devemos estar informados e alerta a esses ocorridos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE


Este video fala sobre a descoberta da radioatividade e as formas que foi descoberta !

terça-feira, 10 de maio de 2011

ATENÇÃO

O Gente, vamos fazer as postagens padrões aee !!!!

nao sei se vcs notaram que as postagens estão de qualquer jeito

entao arrumem suas postagens no padrão abaixo:

1º: passem as postagens antes pro word;

2º: titulo com letra arial, tamanho 14 em negrito e todo maiúsculo;

3º: texto em arial 12 justificado;

4º: caso tenha sub titulo deve ser em letra arial 12 em negrito e todo maiúsculo;

5º: espaçamento das linhas em 1,15

vo deixar o post aqui por 1 semana....

:D

EXPOSIÇÃO DO SER HUMANO A RADIAÇÃO

Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que eventualmente tenham sido alteradas ou destruídas. Em doses extremas, é fatal: o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o mais grave da história, matou 30 pessoas em apenas um mês e foi associado a 1.800 notificações de câncer de tireóide. O Japão atravessa agora a pior crise nuclear desde o acidente na usina soviética. O governo divulgou que pelo menos 20 pessoas foram expostas à radiação que escapou da usina Fukushima, mas não divulgou as circunstâncias ou a gravidade dos casos.

Chamada ionizante, a radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares (em geral urânio ou plutônio) tem a propriedade de alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. A extensão dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida. Os pulsos, por exemplo, são mais resistentes à radiação. A medula óssea, ao contrário, é o órgão mais sensível.

O câncer é um dos problemas mais associados à radiação. Isso porque a radioatividade pode alterar o “relógio biológico” das células, fazendo com que cresçam desordenadamente, formando tumores. Os tumores induzidos pela radiação não aparecem antes de 10 anos a contar das doses recebidas. Em caso de leucemia, o intervalo cai para dois anos. Esse período entre a exposição e o aparecimento do câncer é chamado “período latente”.

RADIAÇÃO CORPUSCULAR

Bom a radiação corpuscular é constituida de um feixe de partículas elementares, ou núcleos atômicos, tais como: Elétrons, prótons, neutrôns, deuterons, partículas alfa, etc.

RADIOATIVIDADE E SUAS UNIDADES DE MEDIDA:CONCEITOS BÁSICOS

Os núcleos dos átomos são constituídos por prótons e nêutrons. Quanto maior a diferença entre o
número de nêutrons e prótons, mais instável, em termos de energia, encontra-se o núcleo. Essa
instabilidade manifesta-se através do decaimento radioativo, que vem a ser a desintegração
(espontânea ou não) do núcleo através da emissão de energia em forma de radiação
eletromagnética (raios gama) ou de partículas: alfa (núcleos de Hélio) e beta (elétrons
acelerados).

domingo, 8 de maio de 2011

LEIS DA RADIOATIVIDADE

1ª Lei- quando um átomo emite uma partícula alfa, seu número atômico diminui de duas unidades e sua massa atômica de quatro unidades.
2ª Lei- quando um átomo emite uma partícula beta, seu número atômico aumenta de uma unidade.
As radiações gama não alteram o número atômico nem o número de massa do átomo. Quando um átomo emite uma partícula radioativa dizemos que ele sofreu uma desintegração.