quarta-feira, 25 de maio de 2011

FUKUSHIMA MONITORA NÍVEIS DE RADIOATIVIDADE NA ATMOSFERA

Uma Universidade de Fukushima tem monitorado os altos níveis de radiação na atmosfera, de forma que possamos entender a extensão da contaminação proveniente da danificada usina nuclear Fukushima 1.
A instituição afirma que soltou um grande balão no céu da cidade de Fukushima, numa sexta-feira depois do acontecido, carregando um dispositivo de observação meteorológica que é chamado de radiossonda, que serve como um equipamento de medição de radioatividade.
O objetivo desse é de medir os níveis de radiação e coletar outros dados numa área de até 30 quilômetros acima da superfície terrestre. As leituras serão registradas em intervalos de 10 metros de altura, num período de 20 dias.
A universidade vinha medindo, até agora, o nível de radiação num espaço mais próximo da superfície terrestre. Ela verificou mais de 300 localidades na província de Fukushima.
Contudo, a universidade acredita que esse método seja insuficiente para se ter uma avaliação correta da difusão dos materiais radioativos.
A universidade diz que o levantamento feito através do balão vai ajudar a fazer prognósticos sobre como as partículas tóxicas vão se difundir no globo terrestre.

0 comentários:

Postar um comentário