sexta-feira, 6 de maio de 2011

RADIAÇÃO QUE É COMUM NO DIA-A-DIA


Quando falamos em energia nuclear o primeiro pensamento é sobre bombas e tudo mais, mas a energia nuclear é muito mais que isso ela tambem serve para utilizações positivas.

Como por exemplo:

Raio X
Os raios X têm a capacidade de atravessar a pele a a carne humana, no entanto, não consegue atravessar o osso, que a difrata.
Claro tem seus prós e contras.

Radiação Infravermelha
A radiação infravermelha é, talvez, a radiação mais utilizada pelas pessoas. Ela é a radiação responsável pela transmissão de calor de um corpo para o outro, sem a necessidade de contato entre eles. Por exemplo, como sabemos que um ferro de passar roupas está quente sem tocá-lo? Para saber, basta aproximar a mão de sua superfície e saberemos que ele está quente, pois estará emitindo radiação infravermelha, que será absorvida por nossa mão. Daí a sensação de calor.

Radiação Ultravioleta
Ela está presente na vida de todos os seres humanos, pelo menos a parte  que "pegam sol". A principal fonte de radiação ultravioleta recebida pela Terra, é os raios solares.

Radiação de Microondas
Algumas fontes de radiação de microondas está presente em nosso dia-a-dia, dois exemplos comuns são o forno de microondas e o aparelho de celular.
A radiação de microondas tem a propriedade de promover a rotação de moléculas molares e íons.

0 comentários:

Postar um comentário