quinta-feira, 12 de maio de 2011

CONCEITOS LIGADOS A RADIOATIVIDADE

- Velocidade média de desintegração: é a relação ente o número de átomos desintegrados pela unidade do tempo.

- Constante radioativa: é uma característica de cada isótopo. A constante de decaimento define a fração de átomos que decaem por unidade de tempo.

- Vida-média: é a média dos tempos que os isótopos levam para decair. A vida-média é o inverso da constante de desintegração.

- Meia-vida ou período de semidesintegração: é tempo necessário para que metade dos átomos se desintegre. Após cada período de meia-vida, o número de isótopos presente fica reduzido á metade.

- Transmutação radioativa: ocorre quando o núcleo de um átomo é atingido por uma partícula radioativa e esta partícula é absorvida pelo núcleo. O número atômico muda e o núcleo passa a ser de outro elemento químico.

- Fissão e fusão nuclear: a fissão é a divisão de um núcleo em dois ou mais núcleos mais leves. A fissão do urânio é usada nos reatores nucleares para gerar energia elétrica.
O urânio se divide em núcleos menores e libera também dois ou mais nêutrons.
A vantagem da geração de energia pela fusão nuclear, ao invés da fissão nuclear, é que a fusão não deixa resíduos radioativos. Não existiria então o lixo atômico, o grande problema da geração de energia por reações nucleares.

0 comentários:

Postar um comentário