segunda-feira, 16 de maio de 2011

EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO

Em 1896 alguns meses depois da descoberta do raio-x um medico de uma universidade em vanderbilt notificou a comunidade cientifica do efeito biologico da radiação, esse efeito se dava a queda de cabelo quando se tirava raio-x do crânio.

Em 1899 2 médicos suecos conseguiram curar um tumor de pele no nariz de um paciente e em 1903 um americano obteve a diminuição do baço de um leucêmico.

O uso do raio-x na teraia estava produzindo resultados negativos como eritema de pele e ulcerações nas mãos dos médicos, em alguns casos apresentava câncer nos ossos.

Após esses eventos a radiação despertou o interesse de cientistas ao redor do mundo

Os estudos dos mecanismos básicos da radiobiologia permitem análises microscópicas do que ocorrem com a passagem da radiação e liberação de energia em volumes muito pequenos como em células ou parte de células. A energia liberada pode produzir ionização e excitação dos átomos e quebra das moléculas e, como consequência, formação de íons e radicais livres altamente reativos. Estes, por sua vez, podem atacar moléculas de grande importância como a molécula de DNA do núcleo da célula, causando-lhe danos. A destruição de uma molécula de DNA resulta numa célula capaz de continuar vivendo, mas incapaz de se dividir. Assim, a célula acaba morrendo e não sendo renovada. Se isso ocorrer em um número muito grande de células, vai haver um mau funcionamento de tecido constituído por essas células e, por fim, a sua morte.

Os efeitos podem ser manifestar a curto prazo ou a longo prazo

0 comentários:

Postar um comentário